Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Feliz Páscoa!

Durante a semana, as crianças do segundo ano ouviram histórias, cantaram, produziram cartões - até em inglês- coloriram, reciclaram e usaram a criatividade a valer nas atividades desenvolvidas.

Para culminar as comemorações da Páscoa, uma sessão do Cine Clube e a nossa já tradicional partilha de páscoa. Vejam as imagens:








domingo, 24 de março de 2013

Trabalhando com Figuras Geométricas Planas

Tudo começou com o girassol e seu miolo redondinho como o sol. Aprendemos que o nome da figura relativa ao formato do sol e do miolo do girassol é o círculo.

Depois, veio o Dia do Circo e, com dobradura, descobrimos o retângulo da folha de papel que, dobrado, transformou-se na lona do circo, formada por dois triângulos.

Na aula de Artes, aprendemos que a figura que possui 4 lados iguais é o quadrado. Daí, foi só juntar tudo e formar o palhaço!

Foi muito legal pesquisar objetos com formas semelhantes às formas geométricas que aprendemos, antes de sistematizar o conteúdo trabalhado no caderno pedagógico. Vejam!



Comemorando o aniversário do Rio!

Na semana em que a cidade do Rio de Janeiro comemorou seu 448º aniversário, conversamos muito sobre o lugar onde vivemos, pesquisamos os pontos turísticos, assistimos vídeos no youtube sobre a cidade e cantamos ao som de Cidade Maravilhosa, Samba do Avião, Rio 40 Graus e outras canções que homenageiam as belezas da nossa cidade. Foi o momento oportuno também para, na roda de conversa, listarmos alguns dos problemas que nos afligem como a violência, o abandono das crianças e a sujeira.


Não poderia faltar a pintura do Cristo Redentor!


E, comemorando o aniversário da cidade em grande estilo, tivemos a nossa primeira sessão de cinema com pipoca, assistindo o filme "Rio".

sábado, 23 de março de 2013

Continuando a trabalhar com Vinícius de Moraes

Dando prosseguimento ao nosso projeto, trabalhamos a música "O Girassol".


       Cantar, ler, destacar palavras e as sílabas GE e GI. O texto integrante da Arca de Noé II de Vinícius de Moraes nos propiciou conhecer a flor, caracterizar os vegetais, explorar vários tipos de sementes e introduzir as atividades relacionadas no Caderno de Apoio Pedagógico do segundo ano. 
A melodia da canção é muito delicada e a usamos enquanto trabalhamos, ouvindo e cantando, o que promove um ambiente mais tranquilo e descontraído. Em breve, você poderão ver o vídeo do Baile do Girassol que aconteceu na sexta-feira, dia 15, quando comemoramos o Dia da Mulher, também construindo um girassol para ser ofertado a uma mulher especial na vida de cada criança.

Aqui, o vídeo com a música para você cantar e dançar com a sua família!





sexta-feira, 22 de março de 2013

Roda de Leitura

A roda de leitura é uma atividade que faz parte da rotina do segundo ano. Nela, as crianças têm a oportunidade de manter um contato estreito com diferentes títulos literários, onde a proposta do dia é estabelecida pelo grupo: a professora conta uma história ou algum aluno é voluntário para contar. Há dias em que os meninos preferem ler seus livros e depois trocá-los entre si.


Depois da leitura, há sempre muita conversa a respeito das histórias e dos livros manuseados. Assim, desenvolvemos o gosto e o hábito de leitura, o amor pelos livros e ampliamos o vocabulário, desenvolvemos  a organização do pensamento e da oralidade, o senso de responsabilidade, de companheirismo e a capacidade de escuta.
Vocês imaginaram que uma simples rodinha para ler poderia desenvolver tantas habilidades?
Pois é... Parece brincadeira, mas no fundo, é uma atividade importantíssima na alfabetização!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Projeto "Aprendendo com Vinícius"

Em 2013 comemoramos o centenário do nascimento de Vinícius de Moraes, grande poeta e compositor brasileiro.



A Arca de Noé, um dos muitos trabalhos de Vinícius para as crianças é o ponto de partida para o nosso projeto voltado para a alfabetização através da música e da poesia.

Começamos nossa aventura na Arca de Noé I, com "O Pato":

Depois de cantarmos, desenharmos, identificarmos a palavra pato e a destacarmos no texto, passamos a buscar outras palavras dentro da letra da música onde a letra p aparece. Criamos uma lista de palavras; estudamos os animais domésticos e vimos o que caracteriza uma ave: penas, bico 2 patas e asas. Conversamos também sobre disciplina e organização, afinal, esse pato da canção é muito confuso e levado!


terça-feira, 19 de março de 2013

        Sejam todos bem-vindos ao nosso diário de bordo virtual!
        Aqui registraremos as atividades desenvolvidas pelas turmas do segundo ano de 2013 da Escola Municipal França.

         No mês de fevereiro tivemos a nossa semana de acolhida, com atividades socializadoras e de diagnose. Contação de histórias, rodas de leitura e atividades lúdicas foram instrumentos muito úteis neste momento de  retorno às aulas e de sondagem do que foi aprendido em 2012.